segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Professores da Rede Municipal participam de curso para organização de feiras de ciências nas escolas

10/05/2014 01h35 - Atualizado em 10/05/2014 01h35

Nesta semana, a Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, realizou o primeiro encontro do ano com 37 professores coordenadores de escolas com turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de ensino.

((Foto : Luana Barros)

Socorro Bezerra, coordenadora da COMCITEC, explica que o encontro teve o objetivo de dar início ao Curso de “Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia”, disponibilizado pelo site da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) através do link: http://apice.febrace.org.br (Aprendizagem Interativa em Ciência e Engenharia).
“A pesquisa científica deve fazer parte do dia-a-dia da escola. Por isso, a COMCITEC tem acompanhado desde 2010 projetos científicos a partir de sua elaboração até sua apresentação em feiras pelo Brasil e até mesmo em outros países. Nesta semana, realizamos encontro com 37 professores coordenadores de feiras de ciências de escolas da rede municipal para dar início ao curso para organizadores de Feira de Ciências através da plataforma APICE. Além disso, demos orientações sobre atividades voltadas para a Prova Brasil de Ciências como: Show de Ciências e Experiências”.
Socorro explicou ainda que durante o encontro foram realizadas ações como: oficinas, socialização e apresentações para incentivar e colaborar com os professores para realização de feiras científicas em todas as escolas da rede municipal.
 Sobre o curso: A Intel e a FEBRACE criaram a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.
São cursos que se destinam a gestores, professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico que se interessam por ciências e querem contribuir para um mundo melhor. Os conteúdos e materiais didáticos são gratuitos e disponíveis pela Internet.
A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece dois cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas. (Fonte: http://apice.febrace.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário