quarta-feira, 12 de novembro de 2014

COMCITEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

(Foto: Luana Barros).

No dia 17 de Outubro de 2014 a SEMED através da COMCITEC participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia representada pela professora Socorro Bezerra, que levou ao público presente na 2ª mesa redonda do evento experiências das Escolas Municipais de Ensino Fundamental  no desenvolvimento de pesquisa científica desde 2010, ano de criação da COMCITEC Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz. A mesa foi composta por representantes do SESI, UREI, Escola Santa Teresinha, SEMED e Colégio Santa Luzia, que abordaram o tema Ciência e Tecnologia na Educação Básica.

(Foto: Acervo COMCITEC).
Foi possível verificar através dos relatos dos representantes das  instituições que participaram desse momento,  que Imperatriz já é destaque em outras regiões e  até fora do país, pois estudantes da rede particular e pública municipal e estadual desenvolvem pesquisa científica e apresentam seus projetos em outras regiões, além de contribuírem de forma relevante através do desenvolvimento de seus trabalhos com a melhoria de sua comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz tem dado todo apoio aos estudantes da sua rede de ensino desde 2010, e através desse apoio muitos estudantes do município já puderam apresentar seus projetos em feiras regionais, nacionais e internacionais como FECITEC Sul do Maranhão, MOCINN, MILSET Brasil, FENECIT, FEBRACE - USP, MOSTRATEC, ExpoCiências no México, Intel ISEF e outras .

A Prefeitura Municipal de Imperatriz não tem medido esforços para apoiar os estudantes da  Rede Municipal de Ensino,  e através da COMCITEC tem incentivado a realização de eventos científicos nas Escolas dando apoio ao desenvolvimento da pesquisa principalmente no Ensino de Ciência.

Hoje a COMCITEC realiza ações voltadas a pesquisa científica junto aos professores e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal e tem como objetivo  principal levar a escola a tornar a pesquisa uma de suas práticas diárias.

O público presente sugeriu que as instituições ali representadas se unam e busquem mais parceiros  para juntos criarem um fundo de recursos para o financiamento da pesquisa na Educação Básica.


“Que o incentivo a pesquisa seja uma ação de todos, não por ser obrigação de A ou B, mas por ser a pesquisa um caminho para a solução de muitos problemas da humanidade.” Socorro Bezerra





Nenhum comentário:

Postar um comentário