quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Contribuição da ABRIC - Associação Brasileira de Incentivo a Pesquisa, para Educação Municipal de Imperatriz Maranhão

A COMCITEC (Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia) apresentou sua experiência de trabalho no incentivo a produção científica na educação básica (Ensino Fundamental) do período de 2010 a 2014 na Feira Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Região Tocantina que marcou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Imperatriz Maranhão em 17.10.2014. No relato da COMCITEC foi destacada  a importância da parceria com a ABRIC no ano de 2012.

A Secretaria Municipal de Educação,  através da COMCITEC, começou um trabalho de incentivo a pesquisa científica nas escolas em 2010, com um trabalho voltado aos professores de Ciências que atuavam no 9º ano. Foram realizados de 2010 a 2011 encontros presenciais com aproximadamente 45 professores que participaram de  palestras e oficinas de iniciação científica  e receberam apoio nas escolas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com seus alunos.

Gabriel Nascimento ABRIC, Alexandre Passos - Núcleo de Divulgação Científica de Região Tocantina.
Socorro Bezerra e Icléia Costa - COMCITEC. (Foto: Luana Barros).

O trabalho realizado junto aos professores foi positivo, porém a participação dos alunos era pequena e o número de projetos de pesquisas desenvolvidos eram poucos diante do número de professores participantes da formação, por isso, percebeu se a necessidade da realização de um trabalho de incentivo a pesquisa junto aos alunos de forma direta. Diante disso, a COMCITEC buscou parcerias para aumentar o número de professores nas formações e oferecer as palestras e oficinas também para os alunos. Assim, o Núcleo de Divulgação Científica na pessoa do Professor Alexandre Passos passou a contribuir com a equipe COMCITEC que contava com Socorro Bezerra, Icléia Costa e Edvan Nobre, e juntos começaram a atender também os professores das outras disciplinas. Os alunos dos professores envolvidos, foram atendidos pelo coordenador regional da ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo a Pesquisa) Gabriel Nascimento, aqui em Imperatriz. Essa parceria com a ABRIC foi fundamental para o grande crescimento e melhoria da qualidade da pesquisa de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.

Para compreensão do que é ABRIC, destaca-se que seu foco é atingir áreas do país em que a Educação Científica ainda não é valorizada. Possui representantes nas cinco regiões do Brasil. 
Ex-participantes de feiras de ciências, como orientadores ou alunos, os Coordenadores Regionais da ABRIC são a estratégia encontrada pela ABRIC para popularizar a ciência no Brasil. Os coordenadores organizam workshops para professores, feiras de ciências regionais, e palestras em escolas públicas e privadas de suas regiões (Disponível em http://incentivoaciencia.com.br/quem_somos.html). E o pesquisador Gabriel Nascimento desenvolveu junto aos alunos de várias escolas municipais de imperatriz em 2012 todas as ações propostas pela ABRIC.

 
 Gabriel Nascimento ABRIC e Socorro Bezerra COMCITEC.
 Palestra para alunos e professores da Rede Pública Municipal de Imperatriz
 (Foto: Icléia Costa).

 Gabriel Nascimento ministrando palestra para alunos
da Rede Pública Municipal de Imperatriz (Foto: Acervo COMCITEC).

 Gabriel Nascimento ministrando palestra para estudantes
pesquisadores na III MOCINN 2012.
 (Foto: Acervo COMCITEC).

A produção científica hoje é uma realidade na escola pública de Imperatriz e o trabalho do jovem cientista Gabriel Nascimento foi marco nessa conquista. A participação dos alunos aumentou muito, e a experiência de Gabriel que foi um dos grandes destaques de Imperatriz na FEBRACE, Intel ASIF e outros eventos, como estudante pesquisador, contribuiu para o melhor envolvimento dos estudantes da rede pública.

A COMCITEC agradece a ABRIC e ao pesquisador Gabriel Nascimento e também ao Núcleo de Divulgação Científica na pessoa do professor Alexandre Passos pela parceria em 2012 e contribuição para a pesquisa científica da rede pública municipal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário