quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Contribuição da ABRIC - Associação Brasileira de Incentivo a Pesquisa, para Educação Municipal de Imperatriz Maranhão

A COMCITEC (Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia) apresentou sua experiência de trabalho no incentivo a produção científica na educação básica (Ensino Fundamental) do período de 2010 a 2014 na Feira Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Região Tocantina que marcou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Imperatriz Maranhão em 17.10.2014. No relato da COMCITEC foi destacada  a importância da parceria com a ABRIC no ano de 2012.

A Secretaria Municipal de Educação,  através da COMCITEC, começou um trabalho de incentivo a pesquisa científica nas escolas em 2010, com um trabalho voltado aos professores de Ciências que atuavam no 9º ano. Foram realizados de 2010 a 2011 encontros presenciais com aproximadamente 45 professores que participaram de  palestras e oficinas de iniciação científica  e receberam apoio nas escolas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com seus alunos.

Gabriel Nascimento ABRIC, Alexandre Passos - Núcleo de Divulgação Científica de Região Tocantina.
Socorro Bezerra e Icléia Costa - COMCITEC. (Foto: Luana Barros).

O trabalho realizado junto aos professores foi positivo, porém a participação dos alunos era pequena e o número de projetos de pesquisas desenvolvidos eram poucos diante do número de professores participantes da formação, por isso, percebeu se a necessidade da realização de um trabalho de incentivo a pesquisa junto aos alunos de forma direta. Diante disso, a COMCITEC buscou parcerias para aumentar o número de professores nas formações e oferecer as palestras e oficinas também para os alunos. Assim, o Núcleo de Divulgação Científica na pessoa do Professor Alexandre Passos passou a contribuir com a equipe COMCITEC que contava com Socorro Bezerra, Icléia Costa e Edvan Nobre, e juntos começaram a atender também os professores das outras disciplinas. Os alunos dos professores envolvidos, foram atendidos pelo coordenador regional da ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo a Pesquisa) Gabriel Nascimento, aqui em Imperatriz. Essa parceria com a ABRIC foi fundamental para o grande crescimento e melhoria da qualidade da pesquisa de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.

Para compreensão do que é ABRIC, destaca-se que seu foco é atingir áreas do país em que a Educação Científica ainda não é valorizada. Possui representantes nas cinco regiões do Brasil. 
Ex-participantes de feiras de ciências, como orientadores ou alunos, os Coordenadores Regionais da ABRIC são a estratégia encontrada pela ABRIC para popularizar a ciência no Brasil. Os coordenadores organizam workshops para professores, feiras de ciências regionais, e palestras em escolas públicas e privadas de suas regiões (Disponível em http://incentivoaciencia.com.br/quem_somos.html). E o pesquisador Gabriel Nascimento desenvolveu junto aos alunos de várias escolas municipais de imperatriz em 2012 todas as ações propostas pela ABRIC.

 
 Gabriel Nascimento ABRIC e Socorro Bezerra COMCITEC.
 Palestra para alunos e professores da Rede Pública Municipal de Imperatriz
 (Foto: Icléia Costa).

 Gabriel Nascimento ministrando palestra para alunos
da Rede Pública Municipal de Imperatriz (Foto: Acervo COMCITEC).

 Gabriel Nascimento ministrando palestra para estudantes
pesquisadores na III MOCINN 2012.
 (Foto: Acervo COMCITEC).

A produção científica hoje é uma realidade na escola pública de Imperatriz e o trabalho do jovem cientista Gabriel Nascimento foi marco nessa conquista. A participação dos alunos aumentou muito, e a experiência de Gabriel que foi um dos grandes destaques de Imperatriz na FEBRACE, Intel ASIF e outros eventos, como estudante pesquisador, contribuiu para o melhor envolvimento dos estudantes da rede pública.

A COMCITEC agradece a ABRIC e ao pesquisador Gabriel Nascimento e também ao Núcleo de Divulgação Científica na pessoa do professor Alexandre Passos pela parceria em 2012 e contribuição para a pesquisa científica da rede pública municipal.






Escolas municipais realizam Feira de Ciências

18/10/2014 10h30


Dando início às atividades referentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi realizada nesta semana a II Mostra Científica da Escola Municipal Giovanni Zanni (MOCIGIZA) com o tema Valorização da Vida - Sustentabilidade na Ação Humana.
Professores avaliadores de projetos da MOCIGIZA - Foto: acervo COMCITEC
“Realizamos na terça-feira (14) a segunda edição da MOCIGIZA, promovida pelos alunos do 3º ao 9º ano da Escola Municipal Giovanni Zanni, com o objetivo de envolver seus alunos e a comunidade nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, esclareceu Lucilene Nogueira, gestora da escola.
Socorro Bezerra, coordenadora da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC) de Imperatriz, prestigiou o evento e falou da importância de se desenvolver mostras científicas nas escolas do município.
 “A MOCIGIZA é um evento científico que já faz parte do calendário da Escola Municipal Giovanni Zanni. Os estudantes pesquisadores são orientados e acompanhados pelos seus professores desde o primeiro bimestre de aula no desenvolvimento dos seus projetos. Este ano, os alunos apresentaram à comunidade 40 projetos e todos os grupos de pesquisadores demonstraram em seus trabalhos preocupação com a valorização da vida, e ressaltaram a importância e necessidade da Sustentabilidade na Ação Humana”, expõe a coordenadora ao ressaltar o incentivo da gestão municipal à prática de pesquisa científica.
“A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz apoia a realização da MOCIGIZA e incentiva a pesquisa científica nas escolas da sua rede, através da participação da COMCITEC, nos encontros com os professores em momentos de planejamento e organização das suas mostras de ciências e com a realização de palestras. Além disso, a COMCITEC fica de plantão na SEMED para receber e ajudar gestores e coordenadores na organização/planejamento das feiras de ciências ou realização de outras atividades que envolvam a ciência nas escolas. A COMCITEC também recebe, acompanha e apoia os professores e alunos durante o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa”.
Várias escolas já se programam para a realização de feiras e mostras científicas no mês de outubro. A Escola Municipal São Jorge I, por exemplo, realiza sua Feira de Ciências no dia 28 de outubro.
Incentivo à pesquisa científica
Todos os anos, é realizada, em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social é o tema da 11ª edição da SNCT, que acontece este ano em outubro, no período de 13 a 19. O tema é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. A temática visa estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. (Luana Barros – ASCOM)
(Postagem: 18/10/2014 10h30). Publicado em Cidade na Edição Nº 15135

COMCITEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

(Foto: Luana Barros).

No dia 17 de Outubro de 2014 a SEMED através da COMCITEC participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia representada pela professora Socorro Bezerra, que levou ao público presente na 2ª mesa redonda do evento experiências das Escolas Municipais de Ensino Fundamental  no desenvolvimento de pesquisa científica desde 2010, ano de criação da COMCITEC Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz. A mesa foi composta por representantes do SESI, UREI, Escola Santa Teresinha, SEMED e Colégio Santa Luzia, que abordaram o tema Ciência e Tecnologia na Educação Básica.

(Foto: Acervo COMCITEC).
Foi possível verificar através dos relatos dos representantes das  instituições que participaram desse momento,  que Imperatriz já é destaque em outras regiões e  até fora do país, pois estudantes da rede particular e pública municipal e estadual desenvolvem pesquisa científica e apresentam seus projetos em outras regiões, além de contribuírem de forma relevante através do desenvolvimento de seus trabalhos com a melhoria de sua comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz tem dado todo apoio aos estudantes da sua rede de ensino desde 2010, e através desse apoio muitos estudantes do município já puderam apresentar seus projetos em feiras regionais, nacionais e internacionais como FECITEC Sul do Maranhão, MOCINN, MILSET Brasil, FENECIT, FEBRACE - USP, MOSTRATEC, ExpoCiências no México, Intel ISEF e outras .

A Prefeitura Municipal de Imperatriz não tem medido esforços para apoiar os estudantes da  Rede Municipal de Ensino,  e através da COMCITEC tem incentivado a realização de eventos científicos nas Escolas dando apoio ao desenvolvimento da pesquisa principalmente no Ensino de Ciência.

Hoje a COMCITEC realiza ações voltadas a pesquisa científica junto aos professores e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal e tem como objetivo  principal levar a escola a tornar a pesquisa uma de suas práticas diárias.

O público presente sugeriu que as instituições ali representadas se unam e busquem mais parceiros  para juntos criarem um fundo de recursos para o financiamento da pesquisa na Educação Básica.


“Que o incentivo a pesquisa seja uma ação de todos, não por ser obrigação de A ou B, mas por ser a pesquisa um caminho para a solução de muitos problemas da humanidade.” Socorro Bezerra





Imperatriz sedia Feira de Ciência e Tecnologia

17/10/2014 

Evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia




Acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro a Feira de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Região Tocantina, o evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A programação no município conta com palestras, mesas redondas e exposição de trabalhos científicos, o evento é aberto ao publico e acontecerá no pátio da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. 


A realização é da Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Universidade Virtual do Estado do Maranhão - UNIVIMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – Fapema. O evento conta com o apoio da ACII, IFMA, SEBRAE, FIEMA/SENAI, UEMA, UFMA, UREI, UNISULMA, FACIMP, FEST entre outras instituições de ensino Fundamental e Médio da rede particular de Imperatriz.
Essa será a primeira edição da Feira de Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento da Região Tocantina. O publico alvo são estudantes do ensino fundamental, técnico, médio e superior, mas qualquer pessoa que tenha interesse em inovação, ciência e tecnologia pode participar. A entrada para visitas é gratuita, não havendo necessidade de inscrição ao publico em geral, salvo para as instituições parceiras e as que irão expor seus trabalhos. 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todoo país entre os dias 13 e 19 de outubro. Otemadeste ano é “Ciência e Tecnologia parao DesenvolvimentoSocial”. O evento acontecedesde 2004, no ano passado foram realizadas mais de 33 mil atividade em 742 cidades brasileiras com a participação de e 1098 instituições ligadas a ciência e tecnologia. Para 2014,a expectativa é superar as ações e o público de 2013. 

PROGRAMAÇÃO 
17 DE OUTUBRO DE 2014
08h - Solenidade de abertura
09h às 10h30 h - MESA REDONDA 1 -Ciência e Tecnologia: a participaçãodas Instituições de Ensino Superior
Representantes: UFMA, UEMA, FEST, IFMA, UNISULMA, FACIMP.
Mediador: Dr. Luiz Carlos Araújo Santos(UEMA)
14h às 16 h - MESA REDONDA 2 - Ciência e Tecnologia na Educação Básica
Representantes: SESI, UREI, EscolaSanta Teresinha, SEMED/COMCITEC, Colégio SantaLuzia.
Mediadora:Odnalda Cunha (SECTEC/ UNIVIMA).
14 às 18 h - Mostra de trabalhos Científicos
16h às 18 h - PALESTRA 1 -FAPEMA: Fomento a Ciência eTecnologia no Maranhão
Palestrante: Representante da Fapema
Mediador: Dr. Antonio José Dias Vieira (IFMA)

18 DE OUTUBRO DE 2014
09h às 10h30 - MESA REDONDA3 - Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo. 
Representantes: FIEMA /SENAI, Jobs IFMA, Jobs UEMA, Jobs UFMA Tecnologia de Alimentos.
Mediador: Danilo Borges – SEBRAE
10h40 às 12 h - MESA REDONDA 4 - Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão
Representantes:SEST/SENAT, SENAI, ACII, Suzano Papel e Celulose.
Mediador: Dr. Marcos Fábio BeloMatos (UFMA)
10h às 12 h - Mostra de trabalhoscientíficos
12 h - Encerramento

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Professores da Escola Giovani Zanni participam de palestra sobre Feira de Ciências

10/09/2014 10h30 

Professores da Escola Giovani Zanni participaram na última semana de uma palestra com o tema: Feira de Ciências na Escola - Avaliação de Projetos, organizada pela Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

(Foto: Luana Barros)
Socorro Bezerra, coordenadora da COMCITEC, explica que o encontro teve o objetivo de colaborar com a organização da Feira de Ciências da Escola. “A Escola Giovani Zanni está na fase de formação da banca avaliadora de projetos, e para garantir que os pesquisadores recebam um retorno adequado sobre seus projetos, a escola está preparando os professores avaliadores convidados e voluntários para a realização das avaliações, através de palestra conosco da COMCITEC e momentos de estudo entre eles. Assim, a equipe decide, de acordo com os objetivos da feira, os critérios para a avaliação dos projetos. A equipe tem como foco a aprendizagem do aluno e a contribuição da sua pesquisa para a sua comunidade”. 
Sobre as ações e projetos desenvolvidos pela COMCITEC, Socorro esclarece: “A história da pesquisa científica no ensino básico em Imperatriz entre os anos de 2010 e 2013 teve um grande progresso nas escolas públicas municipais. Esse progresso é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz nas escolas de sua rede de ensino, através das ações da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia - COMCITEC, que foi criada para apoiar professores e estudantes pesquisadores do ensino fundamental. Assim, o objetivo principal desta comissão é tornar a pesquisa uma realidade do dia a dia da escola e nesse sentido temos avançado bastante”.
Destaque internacional
Em 2013, a Escola Giovani Zanni e a Escola Santos Dumont se destacaram ao representar Imperatriz em uma Feira de Ciências no México. Na oportunidade, os projetos: Projeto Bacuri Verde - “Adote uma árvore” (Escola Santos Dumont) e “Levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri” (Escola Giovanni Zanni) mostraram que seu destaque foi resultado do acompanhamento e formações realizadas pela COMCITEC. 
(Luana Barros - ASCOM)
Fonte: http://www.oprogressonet.com/cidade/professores-da-escola-giovani-zanni-participam-de-palestra-sobre-feira-de-ciencias/50630.html (Postagem: 10/09/2014 10h30 - Publicado em Cidade na Edição Nº 15102).

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Escola da rede municipal realiza Feira de Ciências sobre empreendedorismo

31/08/2014 15h33 - Atualizado em 31/08/2014 15h33

Professores da Escola Municipal Leôncio Pires Dourado (Juçara) participaram nesta semana de uma palestra sobre Ciência e Empreendedorismo.


(Foto : Luana Barros)
O momento, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz através da Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC), foi organizada pelo Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEPI-EJA), através de uma necessidade da própria unidade escolar; conforme esclarece Socorro Bezerra, que coordena a COMCITEC:
“A palestra foi motivada a partir das ações de organização da Feira de Ciências da escola que irá trabalhar o empreendedorismo. Assim, convidamos a equipe PROEPI/EJA para ministrar palestra aos professores com noções sobre o que é empreendedorismo. Esta escola é pioneira em desenvolver este tema em pesquisas científicas”.
Francisca Feitosa Oliveira (Francely), agente de desenvolvimento do município de Imperatriz e coordenadora do PROEPI/EJA, parabeniza a iniciativa da escola.
“Esta é uma temática atual, parabenizamos a escola pela a escolha do tema. Para nós, a Educação empreendedora é um tema da atualidade e necessário para ser discutido, pois o nosso município é de empreendedores e o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento local”.
O PROEPI-EJA
O programa, implantado em 2010 na Rede Municipal de Ensino, através da Prefeitura de Imperatriz, tem a finalidade de promover a Formação Continuada, conforme explica a coordenadora do Proepi/Eja, Francisca Feitosa.
“O programa desenvolve formação continuada e capacitação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino com foco na atualização profissional, visando a autoestima, a redução da evasão escolar e formalização de negócios por meio da Educação Empreendedora”, disse a coordenadora.
Além disso, Francisca Feitosa realiza ainda encontros e rodada de negócios com alunos e alunas empreendedores e empreendedoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. 

Professores da Rede Municipal participam de curso para organização de feiras de ciências nas escolas

10/05/2014 01h35 - Atualizado em 10/05/2014 01h35

Nesta semana, a Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, realizou o primeiro encontro do ano com 37 professores coordenadores de escolas com turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de ensino.

((Foto : Luana Barros)

Socorro Bezerra, coordenadora da COMCITEC, explica que o encontro teve o objetivo de dar início ao Curso de “Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia”, disponibilizado pelo site da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) através do link: http://apice.febrace.org.br (Aprendizagem Interativa em Ciência e Engenharia).
“A pesquisa científica deve fazer parte do dia-a-dia da escola. Por isso, a COMCITEC tem acompanhado desde 2010 projetos científicos a partir de sua elaboração até sua apresentação em feiras pelo Brasil e até mesmo em outros países. Nesta semana, realizamos encontro com 37 professores coordenadores de feiras de ciências de escolas da rede municipal para dar início ao curso para organizadores de Feira de Ciências através da plataforma APICE. Além disso, demos orientações sobre atividades voltadas para a Prova Brasil de Ciências como: Show de Ciências e Experiências”.
Socorro explicou ainda que durante o encontro foram realizadas ações como: oficinas, socialização e apresentações para incentivar e colaborar com os professores para realização de feiras científicas em todas as escolas da rede municipal.
 Sobre o curso: A Intel e a FEBRACE criaram a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.
São cursos que se destinam a gestores, professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico que se interessam por ciências e querem contribuir para um mundo melhor. Os conteúdos e materiais didáticos são gratuitos e disponíveis pela Internet.
A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece dois cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas. (Fonte: http://apice.febrace.org.br/)

Alunos da Rede Municipal são finalistas na FEBRACE 2014

28/02/2014 15h19 - Atualizado em 28/02/2014 15h19

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) através da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC) de Imperatriz, realizou reunião para divulgação e preparação de seis alunos das escolas municipais Professor José Queiroz e Tocantins que são finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia- edição 2014.


(Foto : Luana Barros)
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Socorro Bezerra, coordenadora da COMCITEC em Imperatriz, explica a programação da feira. “Dois projetos do município são finalistas da FEBRACE 2014 e estão com sua participação assegurada através da Secretaria Municipal de Educação. A feira acontece entre os dias 17 e 21 de março na tenda de Eventos no estacionamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP)”.
Os projetos:
O processo de degradação ambiental das áreas verdes na Vila Vitória na cidade de Imperatriz Maranhão
Alunos: Ângela Lima de Abreu, Elienara Gomes da Silva Conceição, Katia Cilene Orientador: Rodrigues Silva. 
Escola Municipal Professor José Queiroz
Problemas auditivos em escolas da rede pública e sua relação com a inclusão
Alunos: Francileia Araújo Machado, Juan Matias Brito Farias, Thiago Viana Santos.
Orientador: Benedito Salazar Sousa
Co- orientadora: Sandra Maria Rios de Souza
Escola Municipal Tocantins
Fonte:http://www.imperatriz.ma.gov.br/noticia/2998/alunos-da-rede-municipal-sao-finalistas-na-febrace-2014 (Postagem: 28/02/2014 15h19 - Atualizado em 28/02/2014 15h19).