quinta-feira, 31 de março de 2011

ALUNOS APRESENTAM PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA À PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

 Foto: Luana Barros

 Foto: Luana Barros

No dia 04 de março, a Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), realizou com a presença de professores da Rede Municipal de Ensino e equipe pedagógica, apresentação de Projetos de Alunos de Imperatriz que já foram premiados em feiras por todo o país.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental - Anos Finais da SEMED, Verbena Vieira, conversou com os professores sobre a importância de se realizar pesquisa científica em toda a Rede Municipal.

“Esta é uma forma de superar a idéia de que devemos ‘repassar conhecimento’ em sala-de-aula. Devemos sempre buscar e construir novos conhecimentos, isso dá mais significado ao processo de ensino-aprendizagem. Hoje percebemos que produzir pesquisa científica dentro da Rede Municipal é possível, para isso foi criada em 2010 a COMCITEC”.

Icléia Costa de Sousa, Maria do Socorro Bezerra de Freitas e Francisco Edvan Nobre, membros da COMCITEC, explicaram aos presentes todas as atividades que foram desenvolvidas em 2010.

“Formamos, em 2010, a Comissão e preparamos a proposta do curso de Incentivo à pesquisa científica aos professores do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, participamos de algumas férias e eventos de pesquisa científica e realizamos alguns encontros presenciais com os professores”, explicou Icléia.

Kethelin Loanne Santos, estuda na Escola Municipal Machado de Assis, é locutora da rádio que funciona na escola e explicou como foi realizado seu projeto e como foi participar, em 2010, da IV Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão (FECITEC).

“Quando soubemos que o nosso projeto iria participar da FECITEC, ficamos muito felizes. Com as locuções na rádio escolar aprendemos muito, queremos que outras escolas desenvolvam projetos como o nosso”.

Fabiano Ribeiro da Silva, 11 anos, também participa do Projeto “A comunicação na escola através do rádio” e declara que a rádio trouxe mudanças significativas na sua escola.
“Antes não havia muita comunicação entre as salas e os próprios alunos, com o surgimento da rádio até a violência diminuiu. Ao levar o nosso projeto para o conhecimento de outras escolas, podemos ajudar outros alunos a viverem a nossa experiência”.

A Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) de responsabilidade da SEMED, declarou ainda que em 2011 tem como meta, a realização de feiras de ciências nas escolas da Rede Municipal, de acordo com a necessidade e estrutura de cada ambiente escolar.

Projetos apresentados
• A comunicação na escola através do rádio (Kethelin Loanne Bezerra Santos e Fabiano Ribeiro da Silva- Escola Municipal Machado de Assis);
• Vitiligo: Preconceito e Auto-exclusão (Ana Lourdes Pereira – Escola Adventista);
• Aproveitamento sustentável das florestas nativas de Buriti: Uma Alternativa ao desenvolvimento das comunidades rurais do oeste maranhense (Emily Ferreira Soares – Escola Edson Lobão).

Fonte: http://lubarrosimp.blogspot.com/2011/03/alunos-apresentam-projetos-de-pesquisa.html (Postado quarta-feira, 16 de março de 2011 por Luana Barros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário