quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto "Bacuri Verde" na Expo MILSET - Fortaleza - CE.

O projeto “Bacuri Verde”, da escola Santos Dumont, foi premiado na Expo MILSET em Fortaleza (CE). 
Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz
Postagem 30/05/2013 10h17 - Atualizado em 30/05/2013 14h20




IMPERATRIZ- O “Projeto Bacuri Verde”, da Escola Municipal Santos Dumont, foi destaque na feira internacional denomindada de Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Expo MILSET Brasil) que foi realizada na noite do dia 24 de maio na cidade de Fortaleza (CE). A escola foi premiada com medalha de bronze, em 3º Lugar, na categoria Pandillas Científicas na rea de Meio Ambiente e Gerenciamento Ambiental.
A Mostra Científica reuniu trabalhos de todos os estados do Brasil, além de outros projetos de países da América Latina como: México, Chile, Colômbia e Peru. Para a aluna Nayara Coelho, o evento foi uma motivação para expandir o projeto. “Foi muito gratificante divulgar o nosso trabalho, tivemos um aprendizado a mais e incentivo para continuar com o projeto”, diz.
Para o aluno, Domingos Alves, representar a escola e a cidade numa Mostra de relevância, foi importante e agregou conhecimento.“Muito bom, aprendemos, várias coisas, tivemos conhecimento e experiência para aprimorar as nossas ideias, a feira era diversificada e a nossa escola foi destaque, ”afirma.
O projeto Bacuri verde foi escolhido ainda para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em março. A indicação rendeu um convite para a apresentação do projeto na Expociência Nacional realizado no México, que acontece em novembro deste ano. “É muito gratificante, o projeto realizado, tem um peso social grande, trabalhar e discutir a temática do meio ambiente”, afirma o professor.
A proposta da escola é apoiar a iniciativa dos alunos e do professor orientador, Geílson de Arruda Reis, e expandir o projeto para contemplar todos os alunos da escola, afim de plantar mais árvores no bairro. “Pretendemos realizar oficinas com os estudantes, fazer com que os 531 alunos da escola adote uma árvore e cuide dela, faremos parceria com outras escolas para expandir o projeto,” ressalta Geilson.
O projeto
O projeto teve início em 2012, com objetivo de plantar mudas de árvores nos arredores da escola. Uma pesquisa foi realizada entre os 200 moradores do bairro Bacuri próximo a escola. Nas entrevistas foram detectadas informações como situação ambiental do setor. Os dados mostraram que existe um baixo nível de arborização (36%) e a grande quantidade de lixo nas ruas (24%) nos arredores da escola.
A pesquisa informou ainda que 92% dos moradores afirmaram que o bairro sofre com a carência de áreas arborizadas, com a poluição do riacho bacuri e que no passado a região tinha muitas árvores que foram sendo derrubadas com o passar dos anos.

Fonte: http://imirante.globo.com/mobile/imperatriz/noticias/2013/05/30/estudantes-de-escola-de-imperatriz-sao-destaque-em-feira-internacional.shtml (Acesso: 28.11.2013 - 10:46h).

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alunos da Rede Municipal são premiados na FEBRACE em São Paulo

Madeira garantiu o apoio para a participação dos jovens em Feira Internacional do México

(Foto : Sidney Rodrigues)

Alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino foram recebidos ontem pela manhã pelo prefeito Sebastião Madeira em seu gabinete. O motivo do encontro, a participação vitoriosa dos jovens em eventos científicos nacionais e internacionais.
 Estudantes das escolas Santos Dumont e Sinopse, que representaram o município na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE-Edição 2013) em São Paulo, e os alunos da Escola Giovanni Zanni que representarão o município na Feira Internacional no México em novembro, contaram suas experiências e receberam a garantia do apoio logístico nos próximos eventos dessa natureza.
Entre as premiações recebidas na FEBRACE, está a do projeto ‘Proposta para elaboração de provas adequadas aos alunos com baixa visão nas escolas públicas municipais de Imperatriz’ da Escola Sinopse. “Primeiramente queremos agradecer o apoio que nos foi dado pelo prefeito Madeira. Sem este apoio nós não teríamos conseguido participar da FEBRACE e não teríamos recebido menção honrosa ‘Inovação em Acessibilidade e Inclusão da pessoa com deficiência”, explica Juscimaira dos Santos, uma das autoras do projeto.
João Victor Carvalho, aluno da Escola Giovanni Zanni, falou da importância da realização da VI FECITEC Sul do Maranhão e a III Mostra Científica do Norte e Nordeste (MOCINN/2012). “Durante a realização da VI FECITEC e III MOCIN ano passado aqui em Imperatriz ganhamos o segundo lugar com o apoio da Secretaria de Educação e ganhamos credenciamento para participar da Feira Internacional no México em novembro deste ano”.
Geilson Reis, professor-orientador da Escola Santos Dumont, afirma que os alunos de Imperatriz têm sido destaque nos eventos de produção científica por todo o país. “Hoje os alunos da rede municipal tem oportunidade de divulgar o seu trabalho graças ao apoio do prefeito Madeira. Durante a premiação da FEBRACE- 2013, Imperatriz subiu ao pódio três vezes e, em todas elas foi com projetos de escolas públicas de Imperatriz. Assim percebemos que Imperatriz não está apenas crescendo, está também desenvolvendo”.
Na ocasião o prefeito parabenizou alunos e professores pela participação na FEBRACE e garantiu total apoio para a participação na Feira Internacional no México em novembro.
“Toda a cidade só tem a agradecer e parabenizar aos alunos dessas escolas. Vocês são motivo de orgulho para todos nós e servem de inspiração para os demais alunos da rede municipal de ensino. É assim que percebemos que para se alcançar bons resultados é necessário vontade, coragem e determinação e é assim que temos realizado diversas ações para que a educação avance. Quero aqui agradecer a compreensão dos gestores escolares e da grande maioria dos professores que tem percebido o nosso esforço em prol da educação de Imperatriz. Garantimos também total apoio para os alunos que irão participar da Feira Internacional no México em novembro, temos certeza que teremos bons resultados lá também”.
Incentivo à pesquisa
Durante a visita ao gabinete do prefeito, Socorro Bezerra, coordenadora da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz –COMCITEC, ressaltou as ações de incentivo à pesquisa realizadas na rede municipal de ensino.
“O prefeito Madeira é peça importante na construção do conhecimento destes alunos. O apoio que a pesquisa científica tem recebido em sua gestão tem proporcionado diversos avanços para a educação na rede municipal. Esta é a primeira vez que recebemos este tipo de apoio; não apenas para viagens, participação e realização de feiras e eventos científicos, mas também com a criação da COMCITEC de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, ainda em 2010, que desenvolve um trabalho de incentivo, formação continuada e apoio, junto aos professores e alunos”.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, declarou que estes avanços são resultado do trabalho realizado na Rede Municipal com investimento em recursos físicos e qualificação profissional. “A construção do conhecimento é algo contínuo e nós da Secretaria de Educação de Imperatriz temos priorizado uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano de todos os alunos da rede. E é para este fim que temos incentivado a pesquisa científica. Este é um momento grandioso na vida destes alunos, só temos a agradecê-los por terem representado também nossa cidade”. 

Estudantes de Imperatriz recebem prêmios na Febrace 2013

Cerimônia aconteceu no último fim de semana, em São Paulo, e contemplou alunos da rede pública
| segunda-feira 18 março 2013 às 10:15


Equipe que levou prêmio por inovação em acessibilidade e inclusão. (Foto: Arquivo pessoal)
Dois projetos representados por estudantes de Imperatriz foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2013), em São Paulo. As premiações aconteceram na sexta (15) e sábado (16), na Universidade de São Paulo.
Na primeira cerimônia de premiação, os estudantes Juscimara dos Santos, Matheus Sousa e Paulina Barros, do Colégio Municipal Sinopse, receberam o “Prêmio Inovação em Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência” pelo projeto “Proposta para elaboração de provas adequadas aos alunos com baixa visão nas escolas públicas municipais de Imperatriz”.
A equipe foi orientada pelos professores Benedito Sousa e Eliana Anchieta e, antes da Febrace, participaram da Mostra Regional de Ciências e Engenharia (Mostrarce). Eles vão receber livros e certificados.
O segundo trabalho contemplado foi “Violência contra a mulher: da literatura à vida real – Uma análise crítica comparativa do conto A Cartomante de Machado de Assis com a Lei Maria da Penha”, da aluna Marília Barros, da Escola Dorgival Pinheiro de Sousa.
Ela foi orientada pelas professoras Iodete Pereira e Maria do Socorro de Freitas e ganhou o “Prêmio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e vai receber um tablet. O projeto já havia sido apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (Fecitec).
O resultado foi divulgado no site oficial do evento. Lá também podem ser encontrados todos os projetos premiados.
Esaú Moraes

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Produção Científica em Escolas Municipais de Imperatriz Maranhão

VI FECITEC/III MOCINN em 2012 - IMPERATRIZ/MA
Foto: Acervo FECITEC/MOCINN


             A produção científica de Imperatriz do Maranhão por alunos do Ensino Médio e Superior vem de se destacando em nosso país e no exterior de uma forma significativa. A existência do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina que organiza a FECITEC – Feira de Ciência e Tecnologia Sul do Maranhão e outras atividades que promovem a Ciência contribuiu e contribui muito para essa realidade. Entretanto, o incentivo à pesquisa no Ensino Fundamental era muito tímido até 2010 considerando que a maioria dos eventos científicos no país não recebiam alunos do ensino fundamental. Porém, as Mostras de Ciências não são o foco principal da produção científica, mas a construção e reconstrução do conhecimento. Com essa visão e diante do atual avanço no campo científico e por entender que não é possível formar um cidadão à margem dessa transformação a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz Maranhão criou em 2010 a COMCITEC - Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia com o objetivo principal de incentivar a pesquisa científica nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental que são de sua responsabilidade e apoiar as outras redes dentro de suas possibilidades. Desde então as Escolas Municipais de Imperatriz vêm sendo acompanhadas através da COMCITEC e incentivadas a realizarem eventos científicos. 
O Município de Imperatriz Maranhão desde então tem se destacado com grandes projetos científicos em eventos regionais e nacionais, como FECITEC, MOCINN e FEBRACE e agora está a caminho do México representado pelas Escolas Municipais Giovani Zanni e Santos Dumont com os Projetos: BACURI VERDE - “Adote uma árvore” - Fase I, dos pesquisadores: Nayara Henrique Coelho, Victória Mariana Vidal  e Domingos  Alves Ramos Neto com orientação do professor Geilson de Arruda Reis e, do Projeto: O LEVANTAMENTO DA REALIDADE DO DESCARTE DO ÓLEO DE SOJA DO BAIRRO BACURI, dos pesquisadores: Eduardo Reis, Mikael Alves Silva e João Vitor Carvalho com orientação da professora Tereza Cristina de Sousa. Eles participarão em 2013 da EXPOCIENCIA NACIONAL  do México.


 Pesquisadores "Projeto Bacuri Verde - Fase I" - Premiação III MOCINN em 2012.
(Foto: Gabriel Nascimento).






 Socorro Bezerra da  COMCITEC IMPERATRIZ com Pesquisadores
 PROJETO: O LEVANTAMENTO DA REALIDADE DO DESCARTE 
DO ÓLEO DE SOJA DO BAIRRO BACURI - Premiação III MOCINN em 2012.
(Foto: Gabriel  Nascimento).


         Em 2012 a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz Maranhão através da COMCITEC participou da organização da VI FECITEC – Feira de Ciência e Tecnologia Sul do Maranhão, sediou e patrocinou a III MOCINN - Mostra de Ciência Norte Nordeste. Além de estudantes e professores das redes de ensino estadual, federal e particular de vários estados do Brasil e de outros Países, participaram do referido evento,  11 Escolas Municipais de Imperatriz com 39 alunos e 19 professores.

Premiação de Escolas Municipais de Imperatriz Maranhão na III MOCINN- 2012:

 CATEGORIA MOCINN-JUNIOR – AGRÁRIAS
 3º Lugar: Agricultura problemática- Combatendo pragas-Escola Municipal Castro Alves I

CATEGORIA MOCINN-JUNIOR – BIOLOGIA

       1º Lugar: Projeto bacuri verde - “Adote uma árvore”- Fase I- Escola Municipal  Santos Dumont
    2º Lugar: O levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri de Imperatriz – MA. Escola Municipal Giovanni Zanni.

CATEGORIA MOCINN-JUNIOR – EXATAS
2º Lugar: Costura: pura matemática- Escola Municipal  Mariana Luz

CATEGORIA MOCINN-JUNIOR – HUMANAS
1º Lugar: Descobrindo teu universo – Escola Municipal Machado de Assis

CATEGORIA MOCINN-JUNIOR – SAUDE
1º Lugar: Lixo em lugares impróprios no bairro Santa Rita – Imperatriz, Maranhão- Escola Municipal Mariana Luz
2º Lugar: A poluição sonora no posto de saúde Santa Rita- Escola Municipal Mutirão

CATEGORIA MOCINN-JUNIOR – CIÊNCIAS SOCIAIS
3º Lugar: Exploração do trabalho infantil no Parque Amazonas - Imperatriz –MA Escola Municipal Paulo Freire

CREDENCIAMENTOS MOCINN 2012
FENECIT (PE)
                             Exploração do trabalho infantil no Parque Amazonas - Imperatriz –MA. Escola Municipal Paulo   Freire.

EXPOCIÊNCIA NACIONAL (MÉXICO)

                  Projeto bacuri verde - “Adote uma árvore”- Fase I. Escola Municipalizada Santos Dumont.

O levantamento da realidade do descarte do óleo de soja do Bairro Bacuri de Imperatriz – MA. Escola Municipal Giovanni Zanni