segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Imperatriz sedia evento científico do Norte e Nordeste

Além de projetos regionais, também serão apresentadas experiências do México, Chile e Colômbia
Teve início na manhã de ontem (11) a IV Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (Fecitec) e a III Mostra Científica do Norte e Nordeste (Mocinn). Dentre os projetos selecionados para participar do evento, onze pertencem à Rede Municipal de Ensino de Imperatriz. A feira é realizada no ginásio da Igreja São Francisco. O público pode ter acesso ao evento até a próxima sexta-feira (14). O encerramento acontece no sábado (15).
O MOCINN reúne professores e alunos pesquisadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil. De caráter itinerante, teve sua primeira edição em 2010, na cidade de Belém-PA. Em 2011, aconteceu em Fortaleza-CE e, finalmente, em 2012, é realizado em Imperatriz. O evento conta com a participação de alunos de todas as redes de ensino e de outras cidades, bem como alguns projetos de outros países.
Para a professora Icléia Costa, a participação de alunos da rede municipal de ensino em feiras e eventos em diversas regiões do Brasil é resultado das ações de incentivo à pesquisa desenvolvidas pela Secretaria de Educação. “Formamos, em 2010, a Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz e preparamos a proposta do curso de Incentivo à pesquisa científica aos professores do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. A partir dessa iniciativa, temos participado de diversas feiras e eventos de pesquisa científica, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2012 [Febrace]”, conta a professora.
Relevância
Por sua grandiosidade e relevância, o Mocinn credencia os melhores trabalhos para eventos científicos nacionais e internacionais, como: MILSET, CIENTEC (Peru), FORO (Chile), CONOQUAA (México), CIENTIFICA INTERNACIONALCIENCAP (Colômbia), 3º Acampamento Científico Interativo e 2º Foro de Ciências e Civilização (Argentina), MOSTRATEC (RS), FECITEC (MA), FENECIT (PE), EXPOCIT (RJ), MOSTRA CIENT. NORTE NORDESTE AÇAÍ (PA), CIÊNCIA JOVEM 2012 (PE), IV MOCINN (PE). O evento na edição de 2012 conta com projetos de outros países, como México, Chile e Colômbia.
A programação do evento conta com visitação aos stands, atividades dirigidas, palestras e minicursos. Os interessados também podem ter acesso a mais informações no site da Fecitec (www.fecitec.com.br). (Comunicação)

Fonte: http://oprogressonet.com/noticiario/14502/cidade/2012/9/12/imperatriz-sedia-evento-cientifico-do-norte-e-nordeste/ (Postagem: Setembro 12, 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário