quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Estudantes da zona rural de Imperatriz participam de Feira de Ciências em Fortaleza

       Este ano a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), através da Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC) de Imperatriz, apoiou alunos da rede pública municipal em suas pesquisas científicas. Esse apoio chegou à zona rural e as estudantes Gisely Pereira Melo, Layla Lopes da Silva Reis e a professora orientadora Charlene Oliveira da Silva, da Escola Municipal Camaçari (Povoado Camaçari), voltaram ontem de Fortaleza-CE, onde representaram Imperatriz na III Mostra Científica do Norte e Nordeste (MOCINN), que aconteceu nos dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro. As estudantes apresentaram os resultados do Projeto Tabu para a informação, para o sexo não. Por quê? Quebrando tabu na luta contra a AIDS.
      O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, esteve presente durante o embarque das alunas rumo à feira de ciências e declarou que “é uma satisfação imensa ver estas alunas da rede municipal de ensino de Imperatriz, que estudam e residem em um povoado na zona rural, serem credenciadas a participarem de um evento tão grandioso e importante para o seu crescimento e desenvolvimento estudantil. Agora, é do povoado Camaçari para o mundo”.
      De acordo com a Charlene Oliveira da Silva, o objetivo geral do projeto é informar e conscientizar a comunidade residente no povoado Camaçari quanto à importância de uma prevenção contra o vírus HIV/AIDS. Dentre outros objetivos específicos traz a importância de incentivar o diálogo em família como forma de combater a doença.
Ivetilde Delgado, coordenadora geral do Departamento Pedagógico da SEMED, e o professor Edvan Nobre, representante da COMCITEC, acompanham as pesquisadoras que conquistaram a credencial para participar desse evento na Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (FECITEC/2011), onde foram destaque.
       “Hoje Imperatriz tem um ensino que valoriza a investigação científica em todas as áreas do conhecimento. Não podemos formar um cidadão sem despertá-lo para a importância da Ciência e oportunizar a troca de experiências no campo científico é uma forma de garantir esse despertar do aluno para a busca de respostas às suas inquietações e satisfação das suas necessidades”, afirmou Edvan Nobre, integrante da COMCITEC.
      Socorro Bezerra, membro da COMCITEC, explica ainda: “A Ciência tem feito o seu papel na resolução de problemas da humanidade e um cidadão que faz parte de forma direta desse processo poderá contribuir ainda mais para melhoria de sua qualidade de vida e da sua comunidade”.
      “Nos orgulhamos dos nossos estudantes e do grupo de professores da rede municipal que vem fazendo a diferença, incentivando a pesquisa e oportunizando ao aluno a construção e reconstrução do conhecimento e garantindo uma aprendizagem significativa, declara Icléia Costa, coordenadora da COMCITEC/Imperatriz.
Ivetilde Delgado, que acompanha as alunas pesquisadoras e a professora, afirmam a importância da participação de alunos em eventos como este. “Estamos indo para III MOCINN ao lado das nossas estudantes como forma de reconhecimento da importância do trabalho que desenvolveram e forma de incentivo a outros estudantes.
      O Comitê de Organização da MOCINN/2011 ressalta: “Esta é uma das oportunidades mais valiosas para os jovens cientistas presentes no MOCINN, é a possibilidade de discutir seus projetos com profissionais e pesquisadores experientes na comunidade científica. Para os estudantes, participar de uma mostra científica não é apenas ter a chance de expor o seu projeto em um espaço público, mas uma experiência educacional e motivadora para eles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário