segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Seminário Sobre o Plano Nacional de Educação Será realizado no aniversário da cidade



Nesta sexta-feira (15) Imperatriz sediará o Primeiro Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) no Maranhão que ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores às 8h30. O evento integra a programação dos 159 anos de Imperatriz.
Entre os convidados, estão os deputados: Ângelo Vanhoni (PT/PR), Waldir Maranhão e Gastão Vieira (PMDB); o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira; o secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro; o gestor regional de educação Agostinho Noleto; gestores escolares e integrantes da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED).
A equipe do secretário Zeziel Ribeiro promove uma grande mobilização para levar o maior número possível de educadores e especialistas na área para discutir a Educação Brasileira.

Em Imperatriz:
Durante o seminário, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) apresentará as experiências exitosas que estão sendo realizadas na Rede Municipal de Ensino de Imperatriz, como:
  • Criação da Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC):
Em junho de 2010; a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) criou a Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) que iniciou a realização de suas atividades em outubro de 2010 com o objetivo de incentivar professores e alunos da Rede Municipal à pesquisa científica.
Dentre as ações realizadas, destacam-se: atividades de iniciação científica na educação básica do município de  Imperatriz, visando o desenvolvimento e elaboração de projetos por  professores  de ciências e alunos; capacitação de professores para orientação de projetos científicos;  estímulo à realização de feiras de ciências em escolas da rede municipal envolvendo estudantes e professores para exposição de produções científicas e culturais desenvolvidas no contexto escolar e participação em eventos científicos, proporcionando o intercâmbio cultural e científico entre os estudantes das escolas municipais de Imperatriz e de outras cidades do país.
Conforme esclarece Socorro Bezerra, integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC), o curso de Incentivo à Pesquisa Científica é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e tem carga-horária de 80h com encontros presenciais uma vez por mês e atividades realizadas nas escolas e orientações on-line.
“Contamos com o apoio da equipe pedagógica da SEMED e a participação de 35 professores cursistas freqüentes no Curso de Incetivo à Pesquisa Científica. Inicialmente a proposta do curso era trabalhar com professores de 8º e 9º ano da Rede Municipal e devido aos bons resultados, professores do 6º e 7 ano tem procurado a COMCITEC para orientação de trabalhos científicos de suas escolas”.
A Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz declara ainda que recentemente, foi divulgada a lista de projetos finalistas para participar da Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão- FECITEC/ edição 2011 e, dentre os aprovados, estão dois projetos de alunos da Escola Municipal Camaçari (Povoado Camarçari)

Sobre o PNE:
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), foi enviado ao Congresso em dezembro de 2010 e entra em vigor de 2011 a 2020. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização para a melhora da educação em todo o país. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). No plano, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.
O novo plano dá relevo à elaboração de currículos básicos e avançados em todos os níveis de ensino e à diversificação de conteúdos curriculares e prevê a correção de fluxo e o combate à defasagem idade-série. São estabelecidas metas claras para o aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população. (Ascom)

Fonte: http://www.jornalcorreiopopular.com/?p=9404 (Postado em jul 13th, 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário