terça-feira, 30 de novembro de 2010

Professores da Rede Municipal avaliam projetos de pesquisa cientifica de alunos.

A Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) realizou, na semana passada, com a presença de professores da Rede Municipal de Ensino, a apresentação de Projetos de Alunos da Rede Pública da cidade que foram premiados.
Conforme esclarece Domingos Bandeira, coordenador de Projetos Especiais da SEMED, o objetivo é incentivar os professores da Rede Municipal a desenvolverem pesquisa em suas escolas.
“Esta é mais uma oportunidade organizada pela Secretaria Municipal de Educação, para estimular alunos e professores a trabalharem a pesquisa em sala de aula. É importante que as escolas municipais de Imperatriz tenham um ensino voltado para a pesquisa científica, pois entendemos que a Educação não pode ficar a margem do conhecimento científico.”
O coordenador também destacou que para obter bons resultados é necessário comprometimento. “Para desenvolver pesquisa no ensino público é necessário comprometimento e acima de tudo disposição. É trabalhar com a cidadania e com o objetivo de mudar a realidade”.

Projeto: Laboratório Alternativo

 Projeto: 1001 Utilidades do Buriti 

Os projetos apresentados - Laboratório Alternativo: uma proposta para dinamizar as aulas de ciências, construído a base materiais recicláveis, e 1001 Utilidades do Buriti, mostraram aos professores, equipe pedagógica da SEMED e COMCITEC novas idéias e formas de realizar pesquisa em Imperatriz.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Escolas Públicas Municipais na IV FECITEC - Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão

Estado do Maranhão
Prefeitura Municipal de Imperatriz
Secretaria Municipal de Educação
COMCITEC - COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A IV FECITEC - Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão realizou entre os dias 09 a 14 de novembro de 2010, na cidade de Imperatriz/MA, uma exposição de vários projetos voltados para Ciências humanas, exatas e biológicas. Nesta feira vários projetos eram de origem dos estados do CEARÁ, PARÁ, TOCANTINS e MARANHÃO.
 A COMCITEC – COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, representada pelos professores Francisco Edvan Nobre, Icléia Costa de Sousa e Maria do Socorro Bezerra de Freitas, ambos representantes da SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de Imperatriz, esteve presente objetivando colher informações, sugestões e novidades para frutificar em 2011, com os professores cursistas do curso de Iniciação à Pesquisa já em andamento neste município. Outro objetivo da presença desta COMISSÂO na IV FECITEC refere-se ao acompanhamento e assessoria aos alunos pesquisadores e expositores das Escolas Municipais de Imperatriz: ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS, localizada no bairro de Vila Nova e ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, do bairro Nova Imperatriz.


Os projetos dessas escolas tiveram destaques na exposição e apresentação oral das crianças autoras, por sua mobilidade e desenvoltura, pela segurança e confiança no tema pesquisado e exposto, são eles:

“A comunicação na escola através do rádio.”

Escola Municipal Machado de Assis
Alunos: Kethelin Loanne Bezerra Santos
Fabiano Ribeiro da Silva
Orientadora: Telma Inês Viana Ramos
Co-orientadora: Rosa Maria Carvalho Barbosa
 “Imperatriz Maranhão: uma cidade multicultural.”

Alunos: Werbeson dos Santos Souza
Walesca Vitória de Sousa
Orientadora: Sara Lopes da Silva
Co-orientadora: Teresinha Borges de C. Costa



“Restaurar para ter vida: uma proposta de revitalização do
Riacho Santa Teresa de Imperatriz.”
 
Escola Municipal Santa Maria
Alunos: Mikaelly Rodrigues de Sousa
Rayane Pereira dos Santos
Wesleanne Santos Silva
Orientadora: Natália Maria de Sousa Portela
Co-orientadora: Meire Alvarenga Pereira

A IV FECITEC, abre um leque de possibilidades aos professores e alunos que desejam ingressar neste campo da pesquisa e da ciência, problematizando e buscando soluções confiáveis e comprovadas para tais problemas, bem como, aos que desejam ser reconstrutores do conhecimento numa visão de uma geração que vislumbra o bem estar da atual e da futura sociedade.
            Para 2011, a COMCITEC planeja a organização da primeira feira de Ciência com a participação em massa das escolas deste município. Para tal evento iniciou-se este ano um trabalho de sensibilização, estudos e parcerias com os professores de ciências especialmente das séries finais do ensino fundamental das referidas escolas.
Desejamos progresso e sucesso aos futuros estudantes pesquisadores.
COMCITEC – COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Francisco Edvan Nobre
Icléia Costa de Sousa
Maria do Socorro Bezerra de Freitas

Imperatriz - MA, 16 de Novembro de 2010.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A COMCITEC

A COMCITEC - Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz-MA, está sempre presente (direta ou indiretamente), nos eventos referentes à exposição de pesquisas e tecnologias, objetivando conhecer as novidades e mudanças constantes deste mercado.  
Informações:
IV Fecitec - 2010
A IV Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão será realizada de 09 a 14 de novembro, na cidade de Imperatriz/MA.

Formulários Adicionais da FECITEC 2010
É com enorme alegria que a Comissão Central da IV Feira de Ciências e Tecnologia – Sul do Maranhão recebeu as inscrições dos projetos finalistas deste evento.
Como finalização de sua inscrição é necessário o envio de algumas informações complementares. Por conta disso, solicitamos que preencha o(s) formulários(s) adicionais da FECITEC 2010 (necessários ao seu projeto) e envie para andrea.ohanna@hotmail.com até 04/11/10 

Fecitec - Abrangência
A IV FECITEC - Sul do Maranhão mantém parceria com os seguintes eventos:
·         MOSTRATEC - Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul
·         FEBRACE - São Paulo - São Paulo
·         EXCETEC - Fortaleza - Ceará
·         MOCINN - Ceará
·         MILSET - Eslováquia
·         ICYS -
·         Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación RedCOLSI - Barranquillas - Colômbia
·         Foro Internacional de Ciencia e Ingenieria, Categoria supranivel - Santiago Chile
·         Expo Ciencias Nacional - Tlaxcala - México
·         INEPO EUROASIA - Azerbaijan
·         CIENTEC 2011 - Lima - Peru

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

INCENTIVO À PESQUISA

Alunos da rede municipal são selecionados para a IV FECITEC
Três projetos de alunos da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz foram selecionados para participar da IV Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão (FECITEC), que acontece de 9 a 14 de novembro.
A Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) destaca a importância da participação dos alunos em feiras e outros eventos científicos que contribuam com o processo de aprendizagem.
"Hoje as escolas municipais de Imperatriz têm um ensino de ciências voltado para a pesquisa científica, pois entendemos que a Educação não pode ficar à margem do conhecimento científico", declarou Domingos Bandeira, coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED).
A estudante e pesquisadora Kethelin Loanne Santos, da Escola Municipal Machado de Assis (Vila Nova), ficou feliz ao saber que seu projeto - "A Comunicação na Escola através do Rádio" - foi um dos finalistas da IV FECITEC. O estudante Fabiano Ribeiro da Silva, que divide a autoria do trabalho com Kelthelin, declarou: "Com as locuções na rádio escolar aprendemos muito. E levar o nosso projeto para o conhecimento de outras escolas pode ajudar outros alunos a viverem a nossa experiência".
Maria Vieira de Faria, gestora da Escola Municipal Santa Maria e que acompanhou os trabalhos de pesquisa e concretização do projeto "Restaurar para ter vida: Uma proposta de revitalização do Riacho Santa Tereza", declarou que o objetivo das pesquisas e ações do projeto foi conscientizar sobre os problemas do riacho e a importância de revitalizá-lo. O projeto envolveu a comunidade escolar e moradores do bairro Nova Imperatriz.
"Será maravilhoso divulgar a história da nossa cidade através da nossa cultura, que é diversificada, podendo valorizar as nossas raízes, conquistas e principalmente o nosso povo", afirmou Werbson dos Santos Souza, aluno da Escola Municipal Machado de Assis (Vila Nova).
"Esse é o objetivo maior do nosso trabalho", confirmou a estudante Walesca Vitória de Sousa, companheira de pesquisa de Werbson, que desenvolvem o projeto "Imperatriz Maranhão: uma cidade multicultural".
Os alunos, tanto da rede pública como particular de diversas cidades, defenderão durante a feira suas ideias que mostram um novo perfil dos estudantes, que passaram a ser pesquisadores, autores e construtores de novos conhecimentos.

Projetos finalistas da IV FECITEC desenvolvidos por alunos da rede municipal:

· Restaurar para ter vida: uma proposta de revitalização do Riacho Santa Teresa de Imperatriz.
Escola Municipal Santa Maria
Alunos: Mikaelly Rodrigues de Sousa
Rayane Pereira dos Santos
Wesleanne Santos Silva
Orientadora: Natália Maria de Sousa Portela
Co-orientadora: Meire Alvarenga Pereira

· A comunicação na escola através do rádio
Escola Municipal Machado de Assis
Alunos: Kethelin Loanne Bezerra Santos
Fabiano Ribeiro da Silva
Orientadora: Telma Inês Viana Ramos
Co-orientadora: Rosa Maria Carvalho Barbosa


· Imperatriz Maranhão: uma cidade multicultural
Alunos: Werbeson dos Santos Souza
Walesca Vitória de Sousa
Orientadora: Sara Lopes da Silva
Co-orientadora: Teresinha Borges de C. Costa

Projeto: A Comunicação na Escola Através do Rádio

 Projeto: Restaurar para ter vida: uma proposta de revitalização do Riacho Santa Teresa de Imperatriz.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

XX MOSTRARCE – Mostra Regional de Ciências e Engenharia

      A Secretaria Municipal de Educação em nome do Secretário de Educação Zesiel Ribeiro participou da Cerimônia de abertura da  XX MOSTRARCE no auditório do Complexo Educacional Dom Bosco no dia 17.09.2010, representado pela professora do Município Socorro Bezerra (COMCITEC/SEMED).
       Estiveram presentes também representando as Escolas Públicas as Gestoras da Escola Municipal Paulo Freire e do C. E. Dorgival Pinheiro de Sousa (Estado).

     
       A MOSTRARCE – Mostra Regional de Ciências e Engenharia, um sonho de Carmem Cangussu (Gestora da Escola Dom Bosco)organizada e executada pelo Complexo Educacional Dom Bosco de Imperatriz – MA, teve origem em 1980, com feiras de ciências promovidas pela própria escola. Em 2000, visando trazer um novo enfoque na proposta de realização da feira, passa a trabalhar com temas geradores a fim de direcionar mais o foco das pesquisas. A partir de 2005 com a classificação de um de seus projetos como finalistas e participantes da FEBRACE, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, o ritmo da feira muda que agora passa a ter um caráter mais investigativo, pelo qual o interesse pela pesquisa está focado em resolver problemas sociais e não apenas em demonstrar o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula. No ano de 2007 a MOSTRARCE passa a ocorrer em caráter regional, projetando-se como um dos principais eventos educacionais da Região Tocantina.
           Deseja-se oportunizar através da Mostra Regional de Ciências e Engenharia a apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio e da educação profissional de nível técnico, da Região Tocantina e de outros estados do Brasil.
      OBJETIVO GERAL: Apoiar e Incentivar o desenvolvimento de projetos científicos e de Engenharia, dos parceiros MOSTRARCE favorecendo o descobrimento de novas tecnologias.
       Em 2009 algumas Escolas Municipais participaram da MOSTRARCE com muita criatividade e inovação. 
       Escola Municipal Leôncio Pires Dourado (Juçara) e Escola Municipal Paulo Freire (Parque da Lagoa), que tiveram grande destaque com seus projetos, como “Doenças transmitidas através do beijo”, “Gerador e Armazenador de Energia Elétrica movido a pedal”, “Esmalte para unhas alternativo” (ambas da Escola Municipal Leôncio Pires Dourado) e “Analfabetismo Tecnológico” (Escola Municipal Paulo Freire).

           TEMA XX MOSTRARCE: "GERAÇÃO DE PESQUISADORES COM UM NOVO OLHAR PARA O FUTURO".
          A Educação Municipal de Imperatriz tem contribuído com o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia  através de uma Educação voltada para pesquisa.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

III FECID 2010


            A COMCITEC esteve presente na III FECID e pode comprovar toda criatividade dos alunos pesquisadores expositores.

XXI MOCEEST 2010 - MOSTRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DA ESCOLA SANTA TERESINHA

Aconteceu nos dias 09, 11 e 18 de setembro a XXI edição da Mostra de Ciências e Engenharia da Escola Santa Teresinha (Imperatriz-Maranhão), momento em que os alunos expuseram inúmeros projetos em diversas áreas do conhecimento.
   Na oportunidade a equipe da COMCITEC esteve presente e pode comprovar enquanto avaliadores de alguns projetos o grande potencial dos alunos pesquisadores que expuseram suas propostas de forma inovadora e criativa.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Educação Municipal participa da 5ª Feira Internacional de Ciência e Tecnologia

Secretário de Educação, professor Zesiel Ribeiro
    A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) enviou à São Luís os professores integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia do Município, Icléia Costa de Sousa, Maria do Socorro Bezerra e Francisco Edvan Nobre, para representarem Imperatriz na MILSET, realizada de 09 e 14 de agosto.
   O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento a pesquisas cientificas e técnicas de ensino para crianças e jovens, além disso, visa estimular a relação entre os
países participantes, para que haja a troca de conhecimentos e experiências, no âmbito científico e cultural. O evento contou com a participação de pesquisadores, profissionais da educação e estudantes de 12 países da América Latina.
    De acordo com Maria do Socorro, integrante da COMCITEC, a participação do município no evento possibilitou trazer para Imperatriz o conhecimento adquirido acerca da pesquisa científica em outros países. “A participação no evento nos possibilita uma análise das necessidades da nossa região nessa área e motiva a execução de ações que favoreçam a prática da pesquisa científica na educação municipal”.
COMCITEC - IMPERATRIZ/MA
   “A nossa participação na MILSET teve o objetivo de obter mais conhecimento sobre as formas de incentivo à pesquisa científica e trazer aos professores do município novas idéias e experiências que possibilitam bons resultados no ensino de Ciências”, completou Icléia Costa, coordenadora da COMCITEC.
    Conforme destacou o professor formador Edvan Nobre, as informações adquiridas pela equipe da Comissão de Ciência e Tecnologia do Município durante o evento serão abordadas durante o Curso de Incentivo à Pesquisa Científica que a Secretaria de Educação de Imperatriz realiza com professores da disciplina de Ciências (8º e 9º anos) da rede municipal de ensino.

Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Prefeitura de Imperatriz incentiva pesquisa científica

  fonte: O PROGRESSO

O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED). A formação será ministrada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC).

Conforme explicou Icleia Costa, integrante da equipe da Comissão de Ciência e Tecnologia da SEMED, o curso contemplará cerca de 60 professores de 8º e 9º anos da disciplina de Ciências das escolas da rede municipal. "O objetivo é dar suporte ao professor para incentivar a pesquisa científica no ambiente escolar", disse. "Vamos iniciar pela disciplina de Ciências porque é onde a pesquisa científica acontece de fato, mas a intenção é expandir o projeto e dar suporte para que os professores das demais disciplinas também desenvolvam pesquisas de cunho científico em suas áreas", acrescentou Socorro Bezerra, integrante da COMCITEC.

"O Curso de Incentivo à Pesquisa Científica é uma iniciativa do governo municipal que visa oferecer um ensino completo e de qualidade. É mais um passo rumo ao desenvolvimento, pois os professores que participarem do curso estarão preparados para orientar os alunos de oitavo e nono anos a desenvolverem a pesquisa científica. Além disso, também terão a missão de incentivar o desenvolvimento destas pesquisas", declarou o professor Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação.

Com duração de sete meses, os resultados obtidos através da formação serão avaliados pela I Feira de Ciência e Tecnologia das Escolas Públicas Municipais, ocasião em que serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. (Comunicação)

Postado em 24/06/2010 por: Gidel Sena

terça-feira, 21 de setembro de 2010

INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA – UMA PROPOSTA VOLTADA AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ/MA

Uma proposta que tem como objetivos:

Promover atividades de iniciação científica na educação básica do município de  Imperatriz, visando o desenvolvimento e elaboração de projetos por  professores  de ciências e alunos das séries finais do ensino fundamental.

            Estimular iniciativas de produção científica dos professores e estudantes do ensino fundamental das escolas municipais;


Promover capacitação de professores para orientação de projetos científicos; 


Desenvolver a capacidade de pesquisa, a autonomia, criatividade e a habilidade de construir conhecimento; 


Criar uma feira de ciências da rede pública municipal envolvendo estudantes e professores para exposição de produções científicas e culturais desenvolvidas no contexto escolar; 


Incentivar o desenvolvimento e utilização de novas tecnologias;


Proporcionar o intercâmbio cultural e científico entre os estudantes das escolas municipais de Imperatriz e de outras cidades do país.